sábado, março 31, 2007

Calçada portuguesa


Hoje lembrei-me de uma questão que me atormenta diariamente, a mim e aos milhões de mulheres portuguesas:
A calçada portuguesa, tal como a conhecemos teve origem no séc. XIX. Com o intuito de acabar com as estradas de terra batida, forma colocadas pedras de tamanho diminuto no chão. Com o evoluir desta arte começou-se a desenhar vários padrões, que decoram Lisboa e muitas outras cidades do país e do mundo lusófono.
O que acontece é que esta arte não está a ter percursores à altura...Os calceteiros tradicionais são praticamente inexistentes e quem é responsável actualmente pela colocação das calçadas são pessoas sem a mínima noção de estática e funcionalidade!
Passando aos factos: as calçadas são feitas sem pensar no futuro, na sua durabilidade perante todo o tipo de agressões: têm desníveis, buracos pelo meio, prejudicando todos os transeuntes.
Todos os dias o mesmo problema: a arte de andar na caçada sem ficar descalço, e isto porquê, porque o belo do salto alto insiste me ficar preso aos minúsculos mas irritantes buracos que se seguem ao longo do percurso!
ABAIXO A CALÇADA PORTUGUESA TAL COMO ESTÁ!
Senhores construtores civis que lêem o meu blog tão atentamente: Façam o favor de dizer aos seus subordinados para colocarem a calçada de modo seguro e nas melhores condições, para que a calçada portuguesa continue a ser conhecida por todo o mundo como arte e não como calhaus colocados aleatoriamente no chão e que após a primeira chuvada são levados e deixados ao acaso.

Sem comentários: